Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Juceg se moderniza e contribui no desenvolvimento econômico de Goiás

A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) tem dado a sua contribuição primordial para que a economia goiana continue a crescer acima da média nacional. O crescimento de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás no último trimestre do ano passado, contra apenas 2% do Brasil, não foi por acaso, é resultado do acerto da política adotada pelo Governo do Estado, na qual a Juceg faz parte, de atração de investimentos, fomento ao setor produtivo e obras de infraestrutura.

Com foco nessa política econômica do governo Marconi Perillo, a atual gestão da Juceg tem adotado medidas e ações inovadoras que facilitam a abertura de empresas e incentivam investimentos em Goiás, além de terem melhorado a satisfação do usuário. A Juceg evoluiu e deu um salto de qualidade nos serviços oferecidos à comunidade. Em nossa gestão o órgão teve o reconhecimento nacional pela excelência do atendimento no Vapt Vupt Empresarial em prol do empresariado, sendo o vencedor do Primeiro Prêmio de Registro Empresarial e Integração, na categoria qualidade de atendimento. A premiação ocorreu em dezembro do ano passado e foi promovida pelo Departamento de Registro Empresarial e Integração, órgão vinculado à Presidência da República. Os projetos implantados possibilitaram mais rapidez no atendimento e na expedição dos documentos de regulamentação empresarial e contribuíram para o crescimento da econômica goiana. Estamos vivenciando em Goiás um dos melhores momentos econômicos de nossa história.

Entre os projetos da Juceg está a implantação do REDESIM que começou a vigorar esta semana, mais precisamente no dia 13 de janeiro de 2014, o qual permite, de forma pioneira em todo o País, a abertura de empresas através da Internet. O sistema está disponível no portal de serviços da Juceg e possibilita simplificar o processo de abertura, fechamento, alteração e legalização empresarial, além de integrar todos os órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis pelo registro mercantil.

Outras medidas da Juceg de apoio ao setor produtivo está a manutenção da excelência no atendimento do Vapt Vupt Empresarial onde se pode registrar uma empresa em apenas 24 horas, prazo mais rápido entre todas as juntas do Brasil, a ampliação dos escritórios regionais no interior do Estado, a digitalização de todos arquivos empresariais e a reciclagem técnico profissional dos servidores do órgão. A Juceg ainda oferece aos usuários outros serviços que agilizam a abertura empresarial, como o Juceg Expresso, a certidão via web através do programa Veloz na Internet, o Torpedo Juceg - sistema pelo qual o cliente é avisado quando o processo mercantil está pronto-, a Ouvidoria Juceg que é um canal de comunicação dos contribuintes com a instituição, a consulta processual para saber o andamento do registro, a consulta de nome empresarial e a disponibilização de capa de processo no Site do órgão.

Com essas ações altamente positivas e que incentivam o setor produtivo em Goiás foi possível registrar ano passado 22.961 novas empresas. Neste período também foram realizadas 43.468 alterações contratuais, o que demonstra que as empresas estão em pleno crescimento econômico. No acumulado de 2013, entre processos mercantis e outros serviços foram quase 80 mil empresas que passaram pela Juceg para se regularizar.

A Juceg, por meio do seu departamento de fiscalização ainda registrou em 2013 um total de 13.750 atos de regularização de leiloeiros, tradutores e empresas de armazéns gerais e o Vapt Vupt Empresarial atingiu a marca de mais de 100 mil atendimentos aos usuários. A formalização empresarial é extremamente importante para toda a sociedade e o papel da Juceg hoje é de facilitar esse processo. Com a regulamentação da economia há maior geração de emprego e renda, melhora a qualidade de vida da população, o estado se desenvolve mais e passa oferecer melhores serviços à comunidade.

A nossa função como gestor da Junta Comercial é o de facilitar cada vez mais a vida do empresário, esteja ele no início de suas atividades, já estabelecido, seja ele um micro, pequeno, médio ou grande empreendedor. É essencial desburocratizar o empreendedorismo porque é na Junta Comercial que se expede a certidão de nascimento de uma empresa, ou seja, onde é dado o primeiro passo para que uma empresa possa existir de forma concreta e regular.

Com o registro na Junta o estabelecimento empresarial passa a ter a segurança jurídica necessária para se desenvolver em suas atividades. Por meio das ações implantadas nessa atual gestão, os resultados já estão sendo altamente positivos, pois milhares de empreendedores estão abrindo novos negócios em nosso estado, proporcionando maior geração de emprego e renda em Goiás.

Em relação aos servidores do órgão realizamos atividades de reciclagem e aprimoramento de todo o corpo técnico profissional além de termos promovido um grande encontro regional com todos os funcionários da Juceg que trabalham tanto em Goiânia como nos escritórios regionais espalhados nas principais cidades do interior do Estado.

É importante ressaltar que todas as ações desenvolvidas na Juceg e que estão melhorando o atendimento junto ao empresariado e ampliando a economia goiana, contaram com o aval do governador Marconi Perillo e com o apoio da Secretaria de Indústria e Comércio, através do Secretário Alexandre Baldy, além do respaldo de toda nossa diretoria, dos servidores e do colegiado de vogais que é formado por representantes do setor produtivo e das principais entidades profissionais de nosso estado. Com a sintonia de todos os segmentos que formam a instituição Junta Comercial estamos conseguindo melhorar a cada dia os nossos serviços.

O desenvolvimento socioeconômico do Estado passa essencialmente pelo desempenho positivo do setor produtivo em todas as suas camadas, seja no comércio, na indústria, na agropecuária, no setor de serviços, turismo, entre outros. É necessário que o Estado faça a sua parte e ofereça condições necessárias para que o empresário invista com segurança e tranquilidade, aplicando políticas de incentivo fiscais, realizando obras de infraestrutura e facilitando cada vez mais o processo de abertura de empresas, como estamos realizando na Juceg com os projetos que estão sendo executados e que estão beneficiando diretamente a população goiana.

(Alexandre Caixeta, presidente – Junta Comercial do Estado de Goiás)

Fonte: http://www.dm.com.br/texto/161407-juceg-se-moderniza-e-contribui-no-desenvolvimento-econamico-de-goias

Nenhum comentário:

Postar um comentário