Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Empreendedor Individual pode entregar declaração de IR até o final de maio

Depois dos contribuintes pessoa física será a vez de os empreendedores individuais prestar contas com a Receita Federal. A declaração para quem ingressou no programa de formalização até 31 de dezembro do ano passado poderá ser enviada até o dia 31 de maio.
 
Essa categoria de contribuinte abrange cerca de 500 profissões, os quais pagam apenas R$ 31,10 por mês à Previdência Social – valor correspondente a 5% do salário mínimo – e tem direito a todos os benefícios dos demais trabalhadores, como aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-maternidade paternidade, entre outros.
 
Quem perder o prazo, além de pagar multa de 2% sobre o valor dos tributos declarados, não poderá tirar declaração negativa de débito, necessária para fazer negócios com órgãos públicos ou obter financiamentos em bancos, informa a Agência Brasil.
 
As empresas serão as últimas a prestar contas ao Fisco, por meio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), que deve ser transmitida entre os dias 2 de maio e 29 de junho.
 
Já as empresas que passaram por processos de extinção, cisão, fusão ou incorporação tem até o último dia útil do mês subseqüente à ocorrência de tais eventos para enviar a declaração.
 
Se os eventos ocorreram entre janeiro deste ano e o mês anterior ao prazo fixado para a entrega da DIPJ relativa ao exercício em curso, o prazo de apresentação será 29 de junho.

Fonte: http://www.tiinside.com.br/23/04/2012/empreendedor-individual-pode-entregar-declaracao-de-ir-ate-o-final-de-maio/gf/274258/news.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário