Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A Reforma Tributária Que Eu Faria

Por Stephen Kanitz

Tenho sido criticado por levantar a bola de administradores, dizendo sempre como nós faríamos isto e aquilo. Portanto, vou ser cabotino desta vez e dizer como eu faria uma reforma tributária. 

Nesse artigo discutirei a simplificação do processo que hoje se tornou monstruoso, exigindo 50 a 60 funcionários por empresa, em tempo integral, um absurdo.

Isto porque nosso sistema tributário adotou o conceito de Valor Adicionado a partir do Impostos Pagos.

O que isto quer dizer?
Isto significa somar os impostos pagos de toda e cada uma das milhares de notas fiscais emitidas pela empresa. Esta é a primeira etapa.

Para evitar a cumulatividade dos impostos, permite-se a empresa deduzir todos os impostos pagos nas compras feitas de fornecedores externos. Isto significa achar, identificar, digitar e somar os impostos de cada uma das milhares de notas fiscais emitidas pelos fornecedores de sua empresa. Parece fácil? 

Faça agora esta tarefa você mesmo. Embaixo estão 3 notas fiscais das 15.000 notas de compra de uma empresa e você terá que anotar e somar cada um dos vários tipos de impostos que ela já pagou.
Nota-Fiscal-Eletrônica
  Nota fiscal
Viram o problema?  Nada padronizado, confuso, erros?  Agora continue. 

NF03.entrada NotaFiscal_Cobertor_2007

E tem mais. Dependendo do Estado onde foi comprado, se é importado ou não, se é de um setor incentivado ou não, o imposto tem tratamento diferenciado. Uma trabalheira e tanto!

Minha proposta.
Desde 1987, existe um demonstrativo que é feito pelo Depto. de Contabilidade das Empresas, um software pronto, que usa os dados da contabilidade da empresa, e que determina o Valor Adicionadoa partir da Contabilidade. 

Trabalho adicional zero.
No final do mês, usa-se o valor do Valor Adicionado, digamos R$ 100.000,00, e multiplica-se pelo ICMS do Estado em que você está. Em São Paulo é de 21%, e você tem o ICMS do mês, R$ 21.000,00 a pagar. 

Nada de ficar catando imposto pago de nota fiscal em nota fiscal. Nada de ficar irritado se o governador do Estado do Nordeste cobra ICMS de somente 12%, porque é um Estado bem administrado e consegue fazer a funções de Governo com menos impostos do que São Paulo. 
Distribuição do valor adicionado
DemoValorAdic
Isto resolve vários outros problemas, além da burocracia e Guerra Fiscal. 

Hoje, quem é formado em Administração sabe que não é mais tão claro o que é industrialização, comércio e serviços. Toda indústria precisa prestar serviços, e todo comércio precisa prestar serviços, e muitos serviços precisam fazer algum tipo de comércio e troca de peças, enfim.

Por isto, nós substituiríamos os conceitos de indústria, comércio e serviços por valor adicionado.

Querem uma reforma tributária inteligente?

Votem em um administrador como Prefeito, Governador, Presidente, Ministro da Fazenda, que não seja obviamente eu.

Fonte: http://blog.kanitz.com.br/2012/04/a-reforma-tribut%C3%A1ria-que-eu-faria.html?utm_source=feedburner&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A+stephen_kanitz+%28Stephen+Kanitz+the+blog%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário