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quinta-feira, 21 de junho de 2012

SPED traz grandes impactos para as empresas brasileiras



Terminaram na sexta-feira as atividades do 1º Fórum SPED BlueTax, realizado no museu Iminá de Paula, em Belo Horizonte. O evento reuniu mais de 160 profissionais, além de algumas referências nacionais do SPED. Segundo o organizador do evento e sócio diretor da Bluetax, José Adriano, a realização do fórum superou todas as expectativas. “Belo Horizonte, se comparada a outras grandes cidades, é carente de eventos que contemplem os avanços nessa área. Acreditamos que muito ainda precisa ser discutido e, por isso, tivemos um retorno expressivo em relação ao número de inscritos”, disse.

As atividades foram abertas com a palestra de Jorge Campos, sócio dretor da empresa Aliz, destacando os principais pontos da EFD Social, que tem a previsão de se tornar obrigatório para as empresas a partir de julho de 2013. Ele destacou que a EFD Social, que se refere à folha de pagamento, não é responsabilidade apenas do setor de Recursos Humanos das empresas e vai integrar Receita Federal, INSS, Previdência Social e Ministério do Trabalho e Emprego, além de eliminar algumas obrigações acessórias como Manad, GFIP e DIRF num segundo momento. “A perspectiva é que a carteira de trabalho deixe de existir daqui a cinco anos e que o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) seja substituído pelo CPF”, disse.

Fernando Sampaio, consultor empresarial, falou sobre as infinitas possibilidades de cruzamento das informações, sobre o atual momento de adaptação e ajustamento vivido pelas empresas e sobre a ampliação e criação de controles internos pelos contribuintes. “As informações que envolvem o CPF e o CNPJ serão cruzadas através de NF-e com cartórios, bancos e os Detrans de todo país. Nos âmbitos Municipal, Estadual, Federal e também no Trabalho e Previdência, pessoas físicas e jurídicas ficarão em constante auditoria e cruzamento”.

O organizador do evento, José Adriano, também falou sobre a falta de profissionais qualificados e, consequentemente, da necessidade de capacitação para lidar com as mudanças. “Além da qualificação dos profissionais por meio de cursos presenciais ou online, o projeto SPED introduziu no mercado um grande número de empresas desenvolvedoras de soluções fiscais e de auditorias digitais, mudando um pouco a realidade das empresas”.

Outros pontos abordados foram os cuidados que as empresas precisam ter, uma vez que hoje a qualidade das informações está ruim e, por isso, precisam ser revistas.  Márcio Tonelli, consultor empresarial, falou sobre o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT), a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (DIPJ), sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD) e sobre o Livro de Apuração de Lucro Real Eletrônico (E-Lalur), que passará a ser obrigatório também a partir de 2013 e que irá simplificar e eliminar algumas obrigações.

A gestão do risco fiscal e a qualidade do arquivo foram pontos também abordados por Edgar Madruga, administrador de empresas e auditor fiscal. “O empresário precisa ter em mente que a responsabilidade sobre tudo que possa colocar seu negócio em risco é dele, inclusive a gestão do Sped. É preciso que ele entenda o processo como um só e que tenha uma visão sistêmica, pois os problemas se encontram na incoerência das informações”, destacou.

As atividades do dia foram encerradas pelo palestrante e especialista em Tecnologia da Informação, Roberto Dias Duarte, destacando a importância da visão empresarial sobre todos esses processos. “É importante sensibilizar os líderes empresarias sobre os cuidados necessários com a gestão fiscal, pessoal e tributária, pois todas essas mudanças afetarão o modo de condução das empresas”.

O 1o. Fórum de SPED BlueTax foi patrocinado pela Mastermaq Softwares, Max Partner Consulting, Mega Sistemas Corporativos, LynasLogic e DecisionIT.

Apoiaram na divulgação os Jornais Diário do ComércioFolha do Comércio, Hoje em Dia, O Tempo e Estado de Minas, além dos sites BeloTur, FISCOSoft, JAPs-SPED, SPEDBrasil, Spedito, Mauro Negruni, Blog do SPED, Tânia Gurgel, Fernando Sampaio, TI InsideClube dos Contadores, Mercado Contábil, Rádio Contábil, Essência sobre a Forma e UniBH, dentre outros.


Fonte: www.joseadriano.com.br

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