Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Projeto amplia lista de doenças que permitem saque do FGTS

A Câmara analisa o Projeto de Lei 653/11, que permite o saque do FGTS para o trabalhador que for acometido de alguma das doenças especificadas em lista elaborada pelos ministérios da Saúde, do Trabalho e da Previdência a cada três anos, de acordo com os critérios de estigma, deformação, mutilação, deficiência, ou outro fator que lhe confira especificidade e gravidade que mereçam tratamento particularizado.

Essa lista está prevista na Lei de Benefícios da Previdência Social (8.213/91) e dá direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez sem necessidade de carência. O projeto, do deputado Sandro Alex (PPS-PR), estende o critério da Previdência para os casos de saque do FGTS.
 
Doenças
Consta da lista, atualmente, a nefropatia grave, moléstia renal que exige sessões semanais de hemodiálise. O deputado diz que o paciente precisa arcar com custos não cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como o transporte para as sessões, e no entanto não pode usar o seu FGTS. Outro exemplo citado pelo deputado é o do portador de tuberculose.


A Lei do FGTS (8.036/90) já autoriza o saque para portadores de HIV/aids, câncer e estágio terminal de alguma doença grave.

Segundo o deputado, o atual descompasso entre as duas normas faz com que, em muitos casos, doentes e familiares fiquem impossibilitados de movimentar o FGTS, mesmo tratando-se de casos que, pela legislação previdenciária, são suficientes para a concessão de auxílio doença ou até de aposentadoria sem carência.

"Compatibilizar as duas normas legais é iniciativa de grande impacto na vida das famílias, e com baixo custo para o sistema de proteção social", sustenta Sandro Alex.

Tramitação

A proposta foi apensada ao PL 3310/00, que permite o saque do FGTS para tratamento de saúde de parentes em 1º grau acometidos de aids. Os projetos tramitam em caráter conclusivo e serão analisados pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 
Fonte: Agência da Câmara dos Deputados

2 comentários:

  1. como ser feliz..
    puxa
    meu coração está partido
    é sério

    eu fui com o arcanjo (inventei o nome, tá) fomos no INPS e foi negado a ajuda a ele que o INPS dá quando fica doente..
    porque ele nao paga o INPS
    meu Deus
    agora to verificando pra ver o que tenho a pagar
    pra ver se sobra
    nao dá pra viver sem dinheiro Julia...


    ele é microempreendedor desde 10 de outubro de 2010 mas nao pagou nada... (nem um mes) ate agora..
    tem as maos machucadas ele é contrutor controi casas (em limeira construiu mais de trezentas casas ele mostra algumas ) que ele fez mas nao sozinho meu Deus


    to triste



    como conseguir que o INPS ajude ele...
    to com o Laudo medico dele Bispo Miguel (do arcanjo) o codigo da doença dele é C61
    será que nao tem um anjo nao consegue ajuda-lo? estou com doze carnêzinhos do INPS que ele contribuiu (isso nada vale) né....
    ah ele trabalhou como capataz em uma fazenda e nao foi registrado e o problema esta na justiça do trabalho ja esta quase rolando quinze anos e agora dia 16 o Juiz convocou o arcanjo para o veridito final (só saberemos depois a decisao)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite

      Infelizmente o INSS não tem a obrigação de conceder auxilio doença para quem não está em dia com as contribuições.

      O jeito e pagar e pedir a DEUS para que o ajude.

      Boa Sorte e espero que consiga!

      Excluir