Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

IFRS - Teste de Impairment: O que é e qual a sua finalidade?

Por Ronaldo Zanotta

É chegado o momento em que determinados procedimentos são necessários para o correto fechamento do balanço de 2012. Entre estes procedimentos, destacamos o Teste de Impairment (Valor recuperável de um ativo).

Com a evolução do mercado de ações e a crescente entrada de capitais internacionais no Brasil, a adoção das práticas contábeis internacionais se faz necessária visando à transparência nas demonstrações Financeiras e Contábeis. Entre as mudanças implementadas pela lei 11.638 /2007, surge o ajuste do valor recuperável dos ativos (Teste de Impairment).

A finalidade deste teste é corrigir eventuais distorções nos valores contábeis dos ativos. Um ativo pode estar registrado por valor superior ao valor recuperável, isto ocorre no caso de o valor contábil ser superior ao montante recuperável tanto pelo uso como pela venda destes ativos. Caso isso ocorra, a empresa deverá realizar o ajuste do ativo visando o correto fechamento do balanço.

De acordo com o *CPC 01, o teste de Impairmet deve ser realizado pelo menos uma vez por ano, e caso seja verificado a desvalorização de um ativo, o ajuste deve ser realizado. Para os ativos que tenham seu valor contábil inferior ao recuperável pelo uso ou venda, atualmente, não há o que fazer. O CPC 27 prevê este procedimento desde que permitido em lei, o que não ocorre no Brasil.

Assim o Teste de Impermant visa, em regra geral, coibir a existência de ativos super valorizados que distorcem o valor dos mesmos afetando diretamente o Patrimônio Líquido das empresas. Não ocorrendo a realização do teste, a empresa apresentará valores de mercado acima de seu valor real, o que, no caso das S/A’s de capital aberto, influencia em sua situação no mercado de capitais.

Fonte: Comitê de pronunciamentos contábeis
http://mauronegruni.com.br/2013/02/06/teste-de-impairment-o-que-e-e...
http://www.joseadriano.com.br/profiles/blogs/ifrs-teste-de-impairment-o-que-e-qual-a-sua-finalidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário