Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Correlação do SPED com Demais Áreas

Para a gestão empresarial: é de suma importância a correlação dessa área com o SPED, citando como exemplo a DFC - Demonstração de Fluxos de Caixa, demontração de relata o giro do capital na empresa e de forma a se analisar o caixa e equivalentes de caixa sob o prisma operacional, financeiro e de financiamento da entidade.
Tomada de decisões: com base em uma contabilidade transparente e confiável, que é o que requer para participar do SPED, pode-se analisar a empresa, seus índices e com isso, ter uma visão maior da empresa para fins de tomada de decisão: se deve alterar produção, estoque, prazos para recebimento, entradas e saídas, entre outros.
Contabilidade: para efetuar o preechimento de qualquer das esferas do SPED (NFe, NFSe, CTe, e-Lalur, EFD ICMS/IPI, EFD PIS/COFINS, FCont, e futuramente a Central de Balanços e o SPED previdenciário) precisa-se de dados registrados na contabilidade que passem credibilidade, transparência, atualização e e precisão, sob pena de preenchimentos incorretos, que serão cruzados com outras informações e levará o cliente à malha e o contador responderá conjuntamente.
Tecnologia da Informação: ela é tudo para o SPED, pois a própria sigla já traduz - Sistema Público de Escrituraçã Digital. Não é apenas lançar valore e dados no sistema. O profissional da contabilidade precisará estar atento a qualidade das informações, quantidades, precisão das mesmas, pois, novamente, tais dados serão cruzados com outros.
Escritórios de Contabilidade: não acredito que todos os escritórios estejam preparados tecnicamente, culturalmente, financeiramente para essas novas implantações.
Há também escassez de mão de obra especializada para tal no mercado.
Muitos escritórios irão fechar ou ter de reaprender contabilidade, informática, direito, economia, enfim, uma correlação de ciências para poder dar conta.
O contador virou um fiscal e auditor de seu próprio trabalho.

http://www.luciayoung.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário