Por Ricardo Mallet no Adminstradores.com.br em 13/11/11
Segundo
pesquisa publicada na revista Você RH em setembro de 2010, 97% das
empresas estão enfrentando - ou percebem que em breve enfrentarão -
problemas para atrair e reter talentos. Os dados são alarmantes e
revelam uma percepção inequívoca de que está cada vez mais difícil
conquistar o comprometimento das pessoas nas organizações. Mas qual
seria a causa raiz? Deve haver alguma.
Atualmente,
o bode expiatório vem marcado com o nome "geração Y". Agora é moda
maquiar a incompetência relacional dos gestores atribuindo a causa da
alta rotatividade ao comportamento volúvel dos jovens nascidos na década
de 80 e início dos anos 90. Não estamos aqui afirmando que é fácil
lidar com essa geração inquieta, irreverente e imediatista. Sabemos que
não é. Entretanto, será impossível para os líderes mantê-los na empresa e
desenvolver seu potencial se não tiverem a coragem de encarar a raiz do
problema que, neste caso, significa olhar-se no espelho. A
proposta deste artigo é, portanto, abordar a função gerencial na
geração Y. Essa geração definitivamente não lida bem com a figura típica
do chefe autoritário. São jovens que aprenderam a ter voz ativa em casa
e na escola. Ambiciosos, buscam prazer e realização em tudo o que
fazem.
Como liderá-los?
As características do líder da geração Y
Um
gestor de empresas ocupa esta posição carregando a enorme
responsabilidade de gerar resultados dos processos através do
comprometimento das pessoas. Ele não foi colocado no cargo para fazer as
vontades dos colaboradores, sejam esses da geração X, Y ou Z.
Entretanto, sem o engajamento das pessoas, não há melhoria e inovação
dos processos, o que prejudica a capacidade da organização em manter-se
competitiva no mundo globalizado. A competência para lidar com estas
duas variáveis, processos e pessoas, mostra-se altamente complexa para a
maioria dos gestores pois está relacionada com o desafio de desenvolver
quatro intelectos, segundo a teoria das dominâncias cerebrais de Ned
Herrmann.
Roberto
Lira Miranda, em seu livro Além da Inteligência Emocional, ao explorar o
modelo proposto por Ned Herrmann, afirma que o líder eficaz deverá
desenvolver habilidades que extrapolam o paradigma da mentalidade do
gerente tradicional, excessivamente voltado a processos e resultados. É
necessário equilibrar a dominância do "intelecto racional" que, em sua
forma analítica de avaliar a relação custo x benefício, muitas vezes
prevalece em detrimento da valorização das pessoas que é característica
do "intelecto social". Também é preciso equilibrar a dominância do
"intelecto organizacional" que, na valorização do controle, é
naturalmente avesso à irreverência e à inovação, características do
"intelecto conceitual". Sendo os quatro intelectos complementares e não
excludentes, seu desenvolvimento equilibrado capacita o gestor a lidar
com pessoas (de qualquer geração) e com a inovação sem prejudicar sua
habilidade em lidar com decisões que envolvam o pensamento analítico e
estruturado.
Em
se tratando de estilos de liderança, o que não muda nas competências do
líder da geração Y é a necessidade de aplicar uma liderança
situacional, conforme reza a já aclamada teoria de Paul Hersey e Kenneth
Blanchard. Os jovens dessa geração, apesar de preferirem uma liderança
mais democrática, também precisarão receber do líder um comportamento
educador (diretivo ou persuasivo) quando não demonstrarem a competência
necessária para participar da tomada de decisão. Entretanto, o gestor
precisará aplicar redobrada atenção para não "passar do ponto" pois
poderá facilmente parecer, na percepção dos liderados, um estilo
autocrático, comportamento esse abominado pelos jovens dessa geração.
As empresas precisam de líderes.
Numa
pesquisa feita pela HSM e Empreenda Consultoria foi perguntado a 687
executivos brasileiros se em suas empresas haviam líderes na quantidade e
qualidade necessárias para implementar as estratégias. Dos executivos
entrevistados, 71% declararam uma carência de liderança em suas
organizações. Não basta mais ser chefe, tem que ser líder. Chefes
conseguem que suas ordens sejam cumpridas através do poder conferido
pelo cargo, mas somente os líderes conquistam o engajamento das pessoas.
E engajamento é um enorme diferencial! O Instituto Gallup tem
comprovado repetidas vezes por meio de pesquisas de dimensões globais
que o engajamento dos colaboradores impacta positivamente os principais
indicadores do negócio. Quando comparadas empresas com alto grau de
engajamento com as menos engajadas, os indicadores mostram uma redução
de 49% em rotatividade, um aumento de 18% em produtividade e 16% em
lucratividade a favor das empresas com alto grau de engajamento. Por
isso, reforço: as empresas PRECISAM de líderes.
Não apenas as empresas, mas também os funcionários precisam de líderes.
Os
talentos da geração Y estão invadindo o mercado de trabalho e cabe aos
líderes a responsabilidade de orientá-los para que possam desempenhar o
seu melhor potencial. Infelizmente, parece que essa realidade ainda está
bem distante. As pesquisas do Gallup já citadas revelaram que apenas
20% dos colaboradores afirmam ter oportunidades para fazer no dia a dia o
que fazem de melhor. Este é um cenário altamente nocivo para jovens da
geração Y pois esse perfil busca por significado e contribuição. E caso
não tenham espaço para realizar-se, vão buscar por uma compensação em
salários mais altos, provavelmente oferecidos pela concorrência.
Conclusão
A
retenção de talentos é uma responsabilidade dos líderes empresariais.
Não podemos continuar a responsabilizar as novas gerações e suas
características pelo despreparo dos gestores em liderar. Novas
habilidades podem ser aprendidas pelos líderes que estejam abertos a uma
mudança em seu modelo mental. Ainda há muitas oportunidades para o
aproveitamento do potencial das pessoas no trabalho. O investimento em
qualificação das lideranças, quando pode comprovar uma influência
positiva no engajamento dos colaboradores, traz resultados
significativos para o negócio.
Fonte: http:// compartilhando-wxm.blogspot.com%2F2012%2F01%2Fcomo-liderar-geracao-y.html&urlhash=1FEt&goback=.gde_44455_member_90476829
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