Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SPED - EFD Social - Esclarecimento sobre prazos

Por Mauro Negruni

Em meio a tantas observações sobre a complexidade dessa nova obrigação acessória, eis que o cenário atual aponta para um possível alento para as empresas em relação aos prazos do projeto. Baseando-se no fato de que não houve o fechamento do leiaute na última reunião das empresas do projeto piloto da EFD Social (realizada nos dias 11 e 12/12 de 2012, em Brasília), não foi possível a publicação de ato legal estabelecendo leiaute oficial ainda em 2012 – o que torna impraticável a exigibilidade dessa escrituração conforme os prazos previamente sugeridos – tornando o prazo de ingresso das empresas em julho/2013 improvável.

Podemos supor o que provavelmente deverá acontecer em relação a esses prazos: o fechamento do leiaute deverá acontecer na próxima reunião de empresas piloto (que deverá ser realizada em meados de Fevereiro ou Março de 2013), acarretando num novo prazo de entrega para janeiro de 2014, coincidente com o prazo provável da EFD IRPJ.

Entretanto, apesar da possível dilatação de prazos, recomenda-se muita cautela na condução deste importante projeto, que é o maior do SPED até o momento. Afinal, a demanda será por esforços na revisão de processos, aliás, ela é muito bem vinda e maximizará os resultados.

Fonte: http://mauronegruni.com.br/2013/01/29/efd-social-esclarecimento-sob...
http://www.joseadriano.com.br/profiles/blogs/sped-efd-social-esclarecimento-sobre-prazos

Nenhum comentário:

Postar um comentário