Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de junho de 2011

IFRS - Exemplos práticos de unidades geradoras de caixa de acordo com a IAS 36 – Parte II

Ontem demos início à conceituação de unidades geradoras de caixa e aplicamos este conhecimento na determinação em um exemplo.

Daremos continuidade, apresentando  segunda parte do post sobre UGC.

Boa leitura e bom feriado (já que também só voltamos segunda)!!!

A entidade Alpha produz refrigerante e possuí 3 fábricas (Gama, Beta e Delta). Cada fábrica está localizada em um estado diferente.

Delta produz o xarope (ingrediente essencial) utilizado por Gama e Beta na produção do refrigerante. Gama e Beta não produzem em sua capacidade máxima. Os refrigerantes de Alpha são vendidos por todo o país a partir de Beta ou de Gama. Assim, a produção de Gama pode ser vendida nos estados próximos a Beta, caso o refrigerante possa ser entregue mais rápido por Beta do que por Gama, e vice versa. O nível de atividade de Beta e Gama dependem da alocação das vendas.

Para cada um dos casos a seguir, deve-se determinar quais são as unidade geradoras de caixa para Gama, Beta e Delta.

Caso 1

Devido ao xarope ser o produto chave na produção do refrigerante, não existe mercado nem intenção de Alpha em vende-lo.

Vamos à resposta:

É provável que o valor de cada fábrica não possa ser determinado individualmente, de tal maneira as 3 fábricas devem ser tratadas como uma única unidade geradora de caixa. Isso se deve ao fato de não haver mercado ativo e nem intenção de venda do xarope produzido por Delta a terceiros. Dessa maneira, as entradas de caixa de Delta dependem das vendas de Gama e Beta, Mesmo havendo mercado ativo para os produtos de Gama e Beta, as vendas dependem da alocação das vendas, que é determinada por Alpha.

Caso 2

Existe mercado ativo para o xarope, inclusive Alpha pode vende-lo a clientes externos.

Possivelmente Delta é uma unidade geradora de caixa independente devido a existência de mercado ativo para o xarope. Mesmo havendo mercado ativo para os refrigerantes produzidos por Beta e Gama, as entradas de caixa de cada fábrica dependente da alocação de Alpha, logo, Beta e Gama devem ser tratadas como uma única unidade geradora de caixa. Na mensuração dos valores em uso o preço de venda do xarope de Alpha para Beta e Gama deve ser baseado nos preços de mercado.

 
Fonte: http://ifrsbrasil.wordpress.com/

Um comentário:

  1. boa noite,

    Segundo essa explicação, UGC quer dizer aquilo que trás dinheiro na empresa?

    ResponderExcluir