Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pequena empresa é a que mais quebra em maio

Ao menos 168 empresas fecharam as portas em maio no país. Entre elas, 105 eram pequenas e médias, como mostra o indicador de falência feito pela empresa de análise de crédito Serasa Experian. O número é maior do que o visto em abril e em maio do ano passado.
No quarto mês do ano, 133 companhias pararam de funcionar. Um ano atrás, foram 160. No mês passado, dos 168 pedidos feitos, além das micro e pequenas, 38 médias pediram as contas, e 25 grandes pararam as operações.
Para os economistas da Serasa Experian, o aumento nos pedidos de falências é resultado da desaceleração do crédito e do desaquecimento da economia. Contribuiu também o maior número de dias úteis em maio (22) na comparação com abril.
- A perspectiva é de novas elevações de juros, no âmbito da política monetária, o que deve estabelecer mais dificuldades para as empresas muito dependentes do capital de terceiros e para as com estoques altos e com grande capacidade ociosa.
Nos primeiros cinco meses do ano, o total de empresas que quebraram chegou a 738. O número é menor do que as 790 falências decretadas no mesmo período do ano passado ou as 945 vistas em 2009 (auge da crise financeira).

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário