Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de maio de 2012

IFRS - Empresas aprovam o IFRS, mas pedem um prazo maior para sua implantação

A implantação do IFRS (International Financial Reporting Standards), conjunto de normas que padronizam os procedimentos contábeis em nível internacional, costuma ser bem avaliada pelas empresas do País. Contudo, nem todas parecem estar satisfeitas com o prazo estipulado para o início do novo sistema.

Segundo um levantamento da WK Sistemas, por exemplo, das 398 pessoas consultadas pela pesquisa, 65,1% defendem que as empresas precisam de mais tempo para se adaptar às novas regras. Já para outros 46% dos respondentes, o novo sistema deveria vir acompanhado de ações do governo.

“Eles acham que o momento não é o mais adequado para a implantação do IFRS, pois acreditam que o governo deveria promover antes uma reforma tributária. Já para 34,8%, o assunto é prioridade e está sendo implantado no momento certo”, informa o estudo.

O que é
A adoção do IFRS pelo Brasil deverá afetar principalmente os escritórios de contabilidade e os fornecedores de software de gestão, que precisam ser adaptados ao novo modelo. As regras vêm sendo implementadas desde 2008, abrangendo as empresas limitadas de grande porte, além das S.A. e companhias de pequeno e médio portes.

A questão é que nem todos concordam com a obrigatoriedade de tal implantação.

De acordo com o estudo, 15,7% dos entrevistados defendem que a adesão ao sistema deveria ser optativa, enquanto que 16,9% acham que as novas regras deveriam ser obrigatórias apenas para as grandes empresas.

Os que acreditam que o IFRS deveria ser aplicado a todas as empresas, independentemente do porte, entretanto, somam 50,3%.

A pesquisa
Realizada entre os dias 4 e 27 de abril, a pesquisa avaliou as respostas de 398 pessoas por meio de formulário eletrônico enviado a uma base de dados com empresas de todo o País.


Nenhum comentário:

Postar um comentário