Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012

SEFAZ/GO: Começou reunião sobre o Ajuste Fiscal

O secretário da Fazenda, Simão Cirineu Dias, deu hoje (terça-feira) as boas-vindas à missão da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que chegou a Goiânia para analisar as metas do Ajuste Fiscal do ano passado. Na saudação, ele destacou que a avaliação, que se estende até amanhã, deve mostrar que todas as metas foram cumpridas em 2011. “A entrada de recursos adicionais permitiu o cumprimento das metas. Agora, queremos construir proposta factível para ser cumprida em 2012, especialmente em relação ao resultado primário”, afirmou.

A abertura da reunião, na Sefaz, contou com a presença do secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, e da representante da Procuradoria Geral do Estado, Maria Rita Vasconcelos. Vecci destacou o esforço para conter os gastos no ano passado e melhorar as contas estaduais, mas destacou que a situação em 2012 continua preocupante, pelas reivindicações salariais. “Trabalhamos agora para qualificar o gasto público, aumentar a arrecadação extratributária e evitar a piora no equilíbrio fiscal”, disse Vecci..

O chefe da missão Edélcio de Oliveira disse que o equilíbrio das contas significa uma evolução da sociedade. Preliminarmente, ele admitiu que as metas foram cumpridas, “mas têm dúvidas que queremos tirar nas reuniões”.  Da STN vieram ainda Lílian Cordeiro e Roberta Bandeira de Melo. Na agenda deles para hoje estão previstas reuniões para discutir as Gestões Orçamentária, Financeira, e Riscos Fiscais, Precatórios e Dívida Estadual, Administração Tributária, Administrativa e Patrimonial, Recursos Humanos, Previdência e Contabilidade.

Amanhã (quarta-feira) haverá reuniões com o responsável pelo acompanhamento das empresas estatais dependentes, e com o Planejamento, antes dos trabalhos internos da missão da STN para avaliar os documentos recebidos dos goianos.  Às 16h30 será realizada a reunião de encerramento para a avaliação preliminar do cumprimento das metas de 2011 e as perspectivas das metas para 2012/2014 entre os técnicos e o secretário Simão Cirineu.

As seis metas do Ajuste Fiscal são: resultado primário, relação dívida financeira/ receita líquida real, relação despesa com pessoal/receita corrente líquida, receitas de arrecadação própria, reforma do Estado (custeio) e investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário