Existem milhares de escritórios de contabilidade espalhados pela cidade.
Alguém conhece o nome de algum, como se eu perguntasse o nome de um
refrigerante? Quem não trabalha com um diretamente ou não conhece esse
mercado certamente vai dizer não conheço. Agora, se você é da
contabilidade de uma empresa que é atendida por um escrtitório de
contabilidade (fornecedor), certamente, você lembrará o nome do dono e
poucos lembrarão a marca do escritório propriamente dito.
Com base nessa realidade produzi este texto. Muitos contadores acabam
não se preocupando com o posicionamento de suas marcas no mercado.
Então, ficam a mercê da sorte e das indicações de amigos. Para alguns,
isso pode ser satisfatório. Mas será para todos?
É fato que não se ensina marketing propriamente dito nas faculdades
de contabilidade, talvez uma cadeira introdutória ou outra. Mas o fato é
que, se o contador saiu do âmbito do empregado e passou a ser um
empreendedor, aí ele vai precisar de marketing.
Com isso, o trabalho de conquista do mercado se faz necessário.
Muitos pensam que fazer um plano de marketing é algo caro e que investir
em propaganda, analisando apenas pelo lado do custo financeiro, é algo fora da realidade.
Aqui, lanço algumas dicas para que o contador empreendedor possa
trabalhar o posicionamento de sua marca no mercado de forma qualitativa e
com um investimento que caberá direitinho no planejamento financeiro
de qualquer escritório de contabilidade.
O primeiro passo é sentar e, claro, começar a compor um plano para o
escritório. Posteriomente, deve- se definir os objetivos que se deseja
atingir pelos próximos anos; estabelecer quanto se pretente atingir de
faturamento, quantos colaboradores serão necessários e identificar o
investimento que existe para essas realizações.
O próximo passo é criar um planejamento estratégico. Mesmo que seja
de forma simplificada, mas que será de grande valor para nortear os
passos a serem desenvolvidos. Posso sugerir pelo menos 6 passos que
deverão ser observados para se ter um plano simples, mas de grande
abrangência para o trabalho de posicionamento do escritório.
Passo 001:
Definir a identidade institucional da empresa: escrever a Visão, a
Missão, a Definição do Negócio, os Valores e as Políticas de trabalho do
escritório.
Passo 002:
Fazer uma análise de quem somos diante do mercado que estamos: listar
os fatores críticos para o sucesso da empresa e fazer uma breve análise
do mercado em linhas gerais. O uso de uma matriz como exemplo de
pontos fortes, pontos fracos, ameças e oportunidades (swot) servirá
perfeitamente para dar essa visão geral de conhecimento de mercado.
Passo 003:
Definir o que se quer conquistar: Identificar as oportunidades que o mercado oferece para as suas ideias.
Passo 004:
Estabelecer metas, prazos e armas: objetivos e metas; estratégias
corporativas; MKT Mix; estratégias competitivas; cadeia de valor e o
posicionamento do escritório.
Passo 005:
Agora se estabelece o programa de ação; como será feita a implementação das ações e os projetos e a avaliações Financeiras.
Passo 006:
Por fim, o feedback e os controles.
Depois dos passos tomados e do plano escrito em forma de documento
empresarial, vem a hora do plano de comunicação e markerting. É a hora
de estabelecer ações de comunicação para a propagação dos valores, das
ideias de negócios do escritório e da propagação da marca.
Segue abaixo uma série de ações que poderão servir como ponto de partida para o seu escritório:
Uma ação que exigirá de um escritório de contabilidade mais trabalho
de execução, com um investimento financeiro modesto é a produção de
conteúdo. Ganhar espaço na rede através de um blog bem conceituado, com
notas esclarecedoras sobre principais dúvidas do mundo trabalhista,
fiscal e da receita federal, dará uma forte visibilidade ao escritório
de contabilidade. Junto ao blog, uma boa rede de relacionamento através
dos mais variados canais de relacionamento.
Um blog associado ao Facebook, linkein, tumblr, google plus, orkut e
outros canais causará um bom movimento e dará ao escritório de
contabilidade uma força institucional de uma empresa voltada para a
informação social. Com isso estabelecido, uma outra ação que poderá dar
um toque especial ao trabalho de divulgação do escritório, dentro do
conceito de produção de conteúdo é a realização de eventos informativos.
O primeiro passo é mapear na cidade lugares onde o escritório de
contabilidade poderá promover eventos, palestras ou encontros para o
debate dos temas, para os quais a sociedade esteja precisando de
esclarecimentos no time do momento. Livrarias, faculdades, escolas até
mesmo os salões de conveniências dos shoppings centers e outros espaço
onde o Escritório de Contabilidade poderá promover- se de forma de
permuta com a empresa. O Escritório entra com o evento e o local é por
conta da empresa contactada.
É um trabalho do tipo de "grão em grão", mas é um trabalho que
oferece subsídio de conteúdo e produção de eventos, que movimentará as
redes de relacionamento com fotos, opinião dos participantes e
alicerçará a marca pelos pontos por onde os eventos passarem.
Outra dica interessante e que pode ser bem útil para um escritório de
contabilidade é a produção de cartilhas explicativas. A ideia é
estabelecer uma periocididade de lançamento para cada cartilha. Mensal,
bimestral, trimestral, fica a cargo do aporte financeiro para a ação. O
segredo do sucesso para essa ação estará na rede de parceria que o
escritório estabelecer com lugares de distribuição. Exemplo: a produção
de uma cartilha esclarecendo dúvidas sobre a nota fiscal eletrônica.
Quais locais seriam interessantes para apresentarem na portaria ou nas
recepções esse tipo de material? Eu penso centros comerciais, recepções
dos comerciais dos shoppings centers, associações de lojistas e
empresários, e a troca do ganho de mercado fica na divulgação das
marcas dos locais que toparem distribuir as cartilhas.
Com isso, o escritório ganha visibilidade, aproximação com o público
dos mais variados segmentos, distâncias e provocará a oportunidade de
conquistar novos clientes para a sua carteira.
O escritório de contabilidade tem um campo muito amplo para atuação
do marketing da sua empresa. Outra dica são os programas para pequenos e
médios empresários produzidos pelas emissoras de tvs abertas. Como são
programas de um baixo nível de audiência, mas uma audiência qualificada
para um escritório de contabilidade, vale o custo do investimento.
Geralmente esses programas são o de menor valor financeiro de
investimento de alto impacto para o anunciante. O que vai sair um pouco
mais caro será a produção de vídeo, que para a TV terá uma vida finita
por conta do plano de mídia definido pelo aporte financeiro. Contudo,
com a ajuda da criação de um canal no youtube para o escritório, esse
filme produzido ganhará um caráter de eternidade, desde que ele fique no
canal do escritório na sequência de produções.
A possibilidade do Escritório de contabilidade criar um canal no
youtube explicativo para a socidade sobre os mais diversos temas dessa
área será de grande valor social e de forte impacto na relação marca x
sociedade.
Um exemplo bacana deste trabalho é o que a Rede Globo está fazendo
com o "Escritório de Advocacia Amaro Wernek". Embora seja um escritório
de advocacia, o exemplo é perfeito também para um escritório de
contabilidade. O escritório faz parte da ficção da novela "Cheia de
Charme", mas que tem um grande poder de veracidade na execução de uma
empresa real. Vale a pena refletir na ideia e buscar mecanismos para
execução da mesma (link:
http://tvg.globo.com/novelas/cheias-de-charme/Trabalhador-Domestico/index.html).
O uso do vídeo para a exploração da ideia é um instrumento de forte
impacto no quesito convecimento, alta performance e de forte registro da
marca do escritório na mente e no coração do público internalta. E o
que é melhor, há a possibilidade de mensuração real do número de
exibições.
Aqui, deixo algumas provocações criativas para o trabalho de
comunicação integrada a ações de marketing para um escritório de
contabilidade. O segredo do sucesso para esse trabalho e o uso dessas
ferramentas citadas é o bom e velho planejamento de ações.
Orquestrar os passos, estabelecer uma linha de raciocionio ideal,
trabalhar o passo- a- passo com cuidado, pensando bem na linguagem
semiótica. A construção da comunicação visual, o destino de cada
mensagem, o cuidado na hora de montar a rede de relacionamento e, claro,
um plano de execução para os eventos e produções trarão um novo momento
para o seu escritório de contabilidade.
Agora, o ideal é a contratação de uma pessoa exclusiva para esse
trabalho, estabelecendo seus objetivos, metas e ações. Como diria Sun
Tzu, em seu livro a Arte da Guerra, "para cada objetivo estabelecido um
investimento se faz necessário – paráfrase".
Preocupar- se com a marca, começar um trabalho de conceituação,
posicionamento e trabalhar bem os caminhos sociais darão um novo momento
para o escritório, e, com toda certeza, a conquista de novos clientes
no mercado será efetiva.
Fábio Mesquita Torres
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/ideias-estrategicas-para-um-escritorio-de-contabilidade/66149/
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