Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

IFRS: Aplicação prática da IFRS 8 – Informações por Segmentos (Parte I)

O post desta semana e da próxima aborda uma aplicação prática da norma que requer a divulgação dos segmentos da empresa, a IFRS 8. Boa leitura!!!

A utilidade das informações financeiras de entidades que atuam em diferentes negócios que apresentado riscos e oportunidades diferentes é ampliada pela divulgação de informações individuais para os diversos segmentos. Existem 2 metodologias de identificação dos segmentos divulgáveis:
  • a metodologia do “risco e retorno” resultantes das diferenças entre as diferenças linhas de negócios e localização geográfica.
  • a metodologia gerencial onde os segmentos são identificados pela estrutura organizacional interna.
Vamos ao exemplo…
Gama é uma empresa listada em bolsa que atua globalmente. Discuta as implicações dos pontos mencionados a seguir na aplicação da IFRS 8 – Segmentos operacionais.

  1. O principal ativo gerador de receita é um frota de jatos que são registrados localmente e sua outra fonte principal de receita advêm da venda de pacotes turísticos de alto padrão utilizando os jatos. A diretoria está insegura da maneira como identificar os segmentos.
  2. A companhia também possui uma fábrica de jatinhos personalizados, internamente e para terceiros. O método de determinação preferencial do preço de transferência é o valor de mercado, porém para jatos que não existem semelhantes no mercado é determinado um preço
Como tratar as duas situações?
Vamos às discussões:

I.A IFRS 8 – Segmentos operacionais requer a divulgação de informações relacionadas aos segmentos operacionais baseadas nas informações fornecidas ao principal tomador de decisões operacionais. Assim, se ambos os segmentos forem analisados em separado para fins de tomada de decisões financeiras e operacionais, provavelmente serão segmentos operacionais divulgáveis em separado. Devem ser fornecidas informações de cada segmento sobre receita, lucro, ativos e passivos (caso seja fornecida ao PTDO). Os itens divulgados devem ser mensurados com base na informação utilizado pelo PTDO, não na base contábil. Uma reconciliação entre as bases de mensuração deve ser divulgada.
A IFRS 8 não requer apenas divulgações quantitativas, mas também informações qualitativas sobre como o segmentos operacionais são tratados internamente.

II.A IFRS 8 requer que a receita dos segmentos operacionais seja baseada utilizando o preço de transferência interno. A utilização de preços de mercado, exceto para os casos onde o preço não está disponível, fornece uma informação relevante aos usuários.

Fonte: http://ifrsbrasil.com/demonstracoes-contabeis/demonstracoes-contaveis-outros/aplicacao-pratica-da-ifrs-8-informacoes-por-segmentos-parte-i

Nenhum comentário:

Postar um comentário