Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de setembro de 2011

10 dicas para uso do LinkedIn

O LinkedIn é geralmente considerada a rede pública social com orientação para negócios (apesar do Google+ ser um novo competidor para esse público), e não importa qual tempo você gaste em redes sociais, sem dúvida, a sua carreira depende de sua presença no site. Siga essas dez dicas para tornar o uso do LinkedIn mais inteligente para os profissionais de TI.
  1. Garanta que seu perfil esteja completo: isso parece redundância, mas muitas pessoas dão entrada em suas informações e depois param. Quando alguém quer saber algo sobre você – digamos, um novo parceiro de negócios ou um funcionário – é bom que seu perfil inclua uma lista clara e completa de suas habilidades, experiência, certificações, etc. 
  2. Se junte às pessoas: os grupos aos quais você se junta no LinkedIn mostram o seu perfil. Pesquise para descobrir quais são os mais ativos e os mais relevantes na sua área de especialização, bem como quais grupos incluem pessoas que você gostaria de estar associado. A maioria dos grupos terá que aprovar a sua inserção – outra boa razão para ter um perfil completo que apresenta com precisão a sua experiência. Seus Grupos também ficam listados em seu perfil, então você vai querer que eles reflitam seus interesses e objetivos profissionais.
  3. Demonstre sua sabedoria: uma coisa é completar o resumo de suas funções, outra completamente diferente é demonstrar que você sabe das coisas. Na seção Answers do LinkedIn, é possível pesquisar questões feitas na sua área de especialidade. Responder às perguntas de uma maneira profissional e imparcial, o classifica como um especialista. (E, no LinkedIn, isso é tanto figurativo quando literal, o “This Week”s Top Experts” – Os Especialistas da Semana – são promovidos  no site.)
  4. Seja seletivo nas suas postagens: isso vale para qualquer rede social, mas especialmente para o LinkedIn: Não faça spam com atualizações. Seu status deve ser atualizado com postagens informativas que tenham valor para as pessoas que os leem. Por exemplo, você pode postar o progresso de um projeto atual ou anunciar o seu sucesso.
  5. Ganhe referências: um recurso poderoso do LinkedIn é a References. Peça a colegas e gerentes – atuais ou não – para escrever suas referências no LinkedIn. Dependendo de sua relação com a pessoa, você pode pedir que ela se foque em uma área particular. Isso ajuda a pessoa que fornece a referência e lhe dá controle adicional ao seu perfil.
  6. Dê referências: não se esqueça de retornar o favor. Nem toda referência pode ser recíproca, mas elas são outra forma de formar a rede e outra forma de ser reconhecido.
  7. Fique conectado: mais uma vez isso pode soar redundante, mas o uso efetivo do LinkedIn depende do cultivo ativo de seus contatos. Verifique periodicamente a lista “People You May Know” (Pessoas que Você deve Conhecer), e se conecte à pessoas que você já teve relações de negócios ou pessoas com as quais deseja ter. Quanto mais conexões, maior fica a sua lista. O LinkedIn possui um pedido padrão de adicionamento, mas é interessante incluir um pedido próprio.
  8. Use as conexões: conforme sua rede cresce, você deve cultivá-la. Quando receber a notificação que alguém mudou seu título, verifique a informação e mande parabéns se a mudança mostra uma promoção. Percebeu que alguém adicionou experiências parecidas com as suas? Mande uma mensagem oferecendo uma conversa para trocar observações. Esses são os tipos de esforções que constroem seu perfil e podem abrir portas.
  9. Consiga um ótimo novo emprego: qualquer conexão feita no LinkedIn pode levar ao seu próximo emprego, mas a rede social também fornece listas de empregos, e suas conexões para eles estarão listadas quando você abrir essa lista. Tudo é relacionado às conexões, e o LinkedIn facilita a conexão com pessoas que podem ajuda-lo.
  10. Seja inteligente: se assegure que qualquer informação que você forneça sobre projetos que você está trabalhando (ou sua empresa em geral) esteja de acordo com as políticas da rede social. E mesmo que não esteja escrito, tenho bom senso e não forneça informações que possam ser consideradas confidenciais. Na dúvida, não fale nada.
(Tradução: Alba Milena, especial para o IT Web | Revisão: Thaís Sabatini)

Fonte: http://itweb.com.br/47718/especialista-da-dez-dicas-do-linkedin-para-profissionais-de-ti/

Nenhum comentário:

Postar um comentário