Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

IFRS - Contabilização dos efeitos da aplicação do Custo Atribuído (Deemed Cost) em subsidiárias

Um ponto de discussão e complexa análise durante a adoção inicial das IFRSs acontece quando uma subsidiária aplica o custo atribuído (deemed cost), criando uma mais valia, que é reconhecida no seu patrimônio líquido como ajuste de avaliação patrimonial. Porém, na controladora deve ser reconhecida como:

1)      Conta reflexa, ou seja no patrimônio do ajuste de avaliação patrimonial;ou
2)      Redutora em um  eventual goodwill.

Não existe tratamento para tal situação explícito nas IFRSs/CPC. Mas se formos analisar a essência situação, temos que fazer uma análise especial e profundada das circunstâncias. Primeiro, avalia a fundamentação deste goodwill, ou seja, se a mais valia do imobilizado já foi contemplada quando da apuração do goodwill. Segundo a IFRS 3/CPC 15 – Combinação de negócios, o goodwill deve ser mensurado como a diferença entre o custo da aquisição e valor justo do ativo líquido identificável adquirido. O valor do ativo líquido é a diferença do valor justo dos ativo e dos passivos  identificáveis, sejam eles já reconhecidos ou ainda não ainda reconhecidos, como marcas, listas de clientes e, algumas provisões previamente classificadas como passivo contingente (aquelas cuja a saída de caixa não seja provável).  Assim, o goodwill não estaria contemplando a mais valia do imobilizado, e sim, eventuais ganhos de sinergia entre outros. Neste caso não seria adequado contabilizar a mais valia do custo atribuído como redutora do goodwil referente a aquisição da subsidiária.

Contundo, no Brasil boa parte dos ágios por rentabilidade futura estão contemplando a mais valia do ativo imobilizado, muitas vezes devido a diferença da taxa de depreciação até então utilizada, a admitida fiscalmente, e a baseada na vida útil do ativo imobilizado. Nestas situações surgirá algum indício que a mais valia do custro atribuído desta subsidiaria deva ser reconhecida como redutora do goodwill. Porém, é fortemente recomendado uma análise mais profunda da situação, contemplando mais aspectos
 
Fonte: http://ifrsbrasil.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário