Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Geração Y: eles têm sede de quê?

Por Nathalia Miranda

Muito se fala sobre os profissionais da geração Y, seus desejos, necessidades e anseios. Eles representam a geração do inconformismo e da ansiedade por crescimento e desenvolvimento. Atualmente formam aproximadamente 80% dos colaboradores das empresas. Eles querem ser ouvidos, atendidos e de preferência agora.

Sabemos que é no ambiente corporativo onde se passa uma grande parte da vida de um profissional. Então, o que fazer para que esse tempo tenha relação direta com a satisfação pessoal e profissional do colaborador? Como torná-los felizes e produtivos?

Esse tema tem chamado muito a atenção das empresas atualmente, ao passo que as mesmas vêm tentando se adaptar para manter os profissionais motivados. Proporcionar um ambiente desafiador, com espaço para inovação e que valorize o empreendedorismo, parece ser um bom caminho. Oferecer autonomia no trabalho, flexibilidade nos horários, comunicação assertiva, feedback e alinhamentos constantes de rota, também são motivadores para os profissionais dessa geração.

Contudo, além de dar destaque para os fatores acima, existem outros elementos que podem fazer a diferença na hora de reconhecer uma empresa como atrativa para os candidatos e valorizada pelos colaboradores, tais como: momentos de pausa para jogar conversa fora, permitir o uso de roupas casuais às sextas-feiras, acesso às redes sociais, poder ouvir suas músicas favoritas em fones de ouvido, aplicar aquilo que valoriza e acredita em seu trabalho e ter a possibilidade de casualmente trabalhar à distância.

Eles têm sede por envolver-se em decisões estratégicas, como a construção de um novo modelo de gestão, uma nova marca ou uma carta de valores. Participar desses movimentos lhes dá o sentimento de pertencimento. “Eu sou o dono do negócio!”

Esses profissionais são ansiosos e inconformados sim, mas capazes de ter visão sistêmica, de futuro e o que é ainda melhor, ter disposição e garra para construir a cada dia uma empresa ainda melhor para todos.

Fonte: http://solteagravata.com/2011/09/13/geracao-y-eles-tem-sede-de-que/

Nenhum comentário:

Postar um comentário