Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

IFRS: Algumas situações práticas envolvendo a IAS 40 – Propriedades para Investimento

O post desta semana aborda uma das novidades promovidas pelas IFRS, que corresponde a IAS 40 – Propriedades para Investimento e suas relações com empresas coligadas, controladas e leasing. Sempre através de casos práticos para facilitar o entendimento. Boa leitura!!!

Alpha é uma empresa que possuí a propriedade de um parque aquático e o arrenda através de um contrato de leasing operacional para Gama, que é uma coligada de Alpha. Gama é uma administradora de parques aquáticos. Analisemos algumas situações:

Situação I: Como fica a contabilização do parque aquático nas demonstrações de Alpha e Gama?
Como Gama não é controlada de Alpha, ou seja, não é considerada como parte do grupo econômico, a propriedade não é ocupado pelo proprietário. Assim, Alpha deve classificar o parque aquático como propriedade para investimento. Já Gama deve considerar o parque aquático como um leasing operacional, não reconhecendo nenhum ativo ou passivo relacionado a este, apenas deve reconhecer a despesas do leasing de maneira linear durante o prazo do contrato.

Situação II: Caso Gama fosse uma subsidiária (controlada) como seria a contabilização nas demonstrações consolidadas?
Caso Gama seja controlada por Alpha, esta pertence ao grupo econômico, logo, o parque aquático é considerado como um ativo imobilizado nas demonstrações consolidadas.

Situação III: Caso o leasing fosse considerado como financeiro qual seria o tratamento correto?
Considerando o leasing como financeiro, nem Alpha nem Gama reconhecem o ativo como uma propriedade para investimento. Alpha deve desreconhecer o parque aquático e reconhecer um recebível, sendo que os pagamentos recebidos devem ser separados na amortização do principal e dos juros. Já Gama deve reconhecer o parque aquático como ativo imobilizado e depreciá-lo pelo menor prazo entre o contrato e a vida útil, e também deve reconhecer um passivo, e os pagamentos terem um tratamento “espelho” ao de Alpha.

Fonte: http://ifrsbrasil.com/ativos/algumas-situacoes-praticas-envolvendo-a-ias-40-propriedades-para-investimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário