Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Empreender como estilo de vida

O que precisa acontecer para você mudar a sua vida para melhor? Muitas pessoas consideram um bom período para mudança as crises de idade (dos 30 ou 40 anos). Outros pensam que a aposentadoria será o momento certo. Seja qual for o motivo para fazer mudanças significativas, ele é sempre uma escolha subjetiva.

As pessoas elegem conscientemente ou não um acontecimento para mudar o estilo de vida. Mesmo as transformações que são para melhor não são fáceis, exigem um desprendimento das atuais referências e coragem para enfrentar os novos desafios, por isso o motivo eleito deve ser forte para facilitar a inciativa.

Marcio Michelin encontrou um bom motivo para empreender. Ele trabalhava numa multinacional alemã em São Bernardo do Campo (SP), tinha um alto salário conquistado com uma carreira de mais de vinte anos.

O estresse causado pela mudança na gestão na empresa e conflitos com a direção provocaram-lhe problemas cardíacos. Aos 38 anos, entrando na sala de cirurgia, Márcio prometeu que se saísse vivo do hospital mudaria de vida. Ia para Porto Seguro.

Ser um empreendedor "estilo de vida" era seu sonho. Imaginava se aposentar e abrir uma pousada desde suas primeiras férias em Porto Seguro (BA). Porém o motivo que o impulsionou a empreender foi sua saúde. Durante o pós-operatório Márcio foi a Porto Seguro prospectar uma oportunidade de negócio.

Identificou um restaurante de comida popular, fez a proposta e em uma semana pediu demissão e mudou de vida. Porto Seguro é um dos destinos predileto de turismo de sol e praia.

A cidade recebe excursões de jovens comemorando suas formaturas, grupos da melhor idade e pessoas da classe C e D. Foi para este público que ele direcionou seu negócio. Em sete anos, abriu três restaurantes fast-food. Ele adiantou seu sonho. Ainda não teria se aposentado se tivesse ficado em São Paulo.

Mesmo tendo feito a opção pela qualidade de vida e não pelo dinheiro, Marcio é bem sucedido financeiramente. Seus dois filhos, que foram com ele para Porto Seguro, já estão dirigindo um negócio próprio.

Recentemente ele foi convidado para abrir um novo restaurante de comida natural e orgânica para outro tipo de turista que frequenta o vilarejo de Arraial D'ajuda, próximo a Porto Seguro. Com a pele bronzeada e um largo sorriso no rosto, diz que está avaliando o projeto.

Para ter sucesso neste tipo de empreendedorismo é importante tomar decisões racionais para equilibrar qualidade de vida e novos desafios. É sempre bom lembrar o motivo que o fez empreender e garantir o tempo para relaxar e viver com alegria.

Empreender no setor de turismo é uma das alternativas mais atraentes entre aqueles que decidem pelo estilo de vida. A ideia carrega em si o desejo de ser independente, não cumprir convenções sociais, evitar situações estressantes e aproveitar melhor os relacionamentos afetivos e familiares.

A oportunidade de oferecer um serviço para pessoas que estão se divertindo, morar na praia ou na montanha promete ser prazerosa. Para empreender como estilo de vida e ter sucesso é preciso aprender a gerenciar e equilibrar o tempo.

Este é seu recurso mais importante para garantir uma vida de qualidade. E você já escolheu o seu momento determinante para empreender? Lembre-se: não existe um motivo certo e sim o melhor, aquele que o levará à vida de seus sonhos.

Fonte: http://www.brasileconomico.ig.com.br/noticias/empreender-como-estilo-de-vida_123250.html via Fenacon

Nenhum comentário:

Postar um comentário