Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de outubro de 2012

IFRS: Aspectos históricos do processo de emissão

Alguns vezes recebemos perguntas  do tipo que são as IFRS? Quem é o IASB?  E qual é a relação do Brasil com isso tudo?  Preparamos três post para tentar esclarecer essa e outras dúvidas que são fundamentais para o entendimento de todo o arcabouço contábil atual. Boa Leitura!!

Em 1973 foi constituído na Europa, o International Accounting Standards Committee Foundation (IASCF), uma instituição privada e sem fins lucrativos, com o objetivo de emitir normas contábeis internacionais que pudessem ser aceitas mundialmente, denominadas International Accounting Standards (IAS). Algumas dessas normas continuam vigentes atualmente. O IASCF era composto inicialmente por membros da Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos da América, França, Irlanda, Japão, México, Países Baixos e Reino Unido.

Em 1997, o IASCF criou um comitê técnico, o Standing Interpretations Committee (SIC), com o objetivo de esclarecer dúvidas de interpretações dos usuários.

No ano de 2001, o IASCF passou por alterações em sua estrutura, dando origem ao International Accounting Standards Board (IASB), sediado em Londres. Esta é uma organização internacional sem fins lucrativos, cuja responsabilidade é emitir normas internacionais de contabilidade, a partir de então, denominadas International Financial Reporting Standards (IFRS) em língua inglesa, com o compromisso de desenvolver um modelo único de qualidade, que garanta transparência e comparabilidade na elaboração de demonstrações contábeis. Adicionalmente, o IASB tem como função a revisão dos IAS, quando necessário.

Em dezembro de 2001, o SIC passou a chamar-se International Financial Reporting Interpretations Committee (IFRIC). O IFRIC publica, desde 2002, todas as interpretações sobre o conjunto de normas internacionais.

Desde janeiro de 2005, as empresas europeias de capital aberto estão obrigadas a publicarem demonstrações financeiras consolidadas de acordo com as normas IFRS.

Portanto, as normas Internacionais de Contabilidade são compostas pelas IFRS,  IAS, IFRIC e SIC. Além dessas normas, há também o framework, a estrutura conceitual básica que rege as demais normas.

Em julho de 2010, o IASCF passou a ser denominado Fundação IFRS (IFRS Foundation). A qual é  uma organização privada independente e sem fins lucrativos, que trabalha para o interesse público. A Fundação IFRS é composta pelo IASB (órgão independente com a finalidade de emitir padrões contábeis em nível global) IFRIC e pleo Grupo de Implantação das Pequenas e Médias Empresas. A Fundação é governada pelo Trustees que respondem ao Conselho de Monitoramento (Monitoring Board) das entidades públicas. Periodicamente, o IASB tem reuniões com Conselhos Consultivos do IFRS (IFRS Advisory Council), com o Capital Markets Advisory Committee (CMAC) e o Global Preparers Forum (GPF), entre outros órgãos independentes criados especificamente para cooperar no sentido de atuarem como um canal entre o IASB e o público.

Fonte: http://ifrsbrasil.com/outros-assuntos/diversos/aspectos-historicos-do-processo-de-emissao-das-ifrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário