Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

IFRS: Aplicação prática da IFRS 8 – Informações por Segmentos (Parte II)

Dando continuidade ao post sobre Informações sobre segmento, abordaremos mais algumas situações práticas. Boa leitura!!!

Situação 3: A empresa incorreu em uma perda excepcional na venda de jatos para o governo. A perda é resultante de um contrato de preço fixo assinado alguns anos atrás para venda dos jatos usados.

Situação 4: Durante o ano a empresa decidiu descontinuar sua linha de venda de pacotes turísticos devido ao aumento no número de competidores. O plano já foi aprovado pelo conselho de administração e anunciado aos afetados.

Situação 5: A empresa detém uma participação de 30% do capital social em uma empresa não listada em bolsa que fabrica componentes de jatos. O investimento é contabilizado utilizando equivalência patrimonial e foi proposta a exclusão de seus resultados dos ativos e receita dos segmentos.

Como tratar estas situações?

Vamos às discussões:
Situação 3: A despesa de um segmento operacional é aquela resultante direta das atividades operacionais deste segmento. Qualquer item material relacionado com um segmento operacional em específico deve ser divulgado. A IAS 1 – Apresentação das demonstrações contábeis requer que a entidade divulgue informações sobre transações materiais, seja pela sua natureza ou volume. A IFRS 8 mantém o mesmo princípio para a divulgação de informação sobre os segmentos operacionais, auxiliando os usuários  na tomada de decisões econômicas  sobre eventos que afetam um segmento operacional.

Situação 4: A IFRS 8 não lida diretamente com a divulgação da descontinuidade de uma operação. O IFRS 5 – Ativos não-circulantes mantidos para venda e operações descontinuadas requer que um ativo ou grupo de ativo (disposal group) que esteja mantido para venda seja apresentado em separado nas demonstrações financeiras. Ativos mantidos para venda são aqueles cujo valor contábil seja recuperável principalmente através de operação de venda.
Aparentemente a descontinuidade da operação de venda de pacotes turísticos atende a definição de um grupo de ativos mantidos para a venda, assim, seria adequado apresentar o ativo em separada pelo menor valor entre o valor contábil atual e o valor justo menos os custos de vender.

Situação 5: A IFRS 8 requer que a entidade divulgue para cada segmento operacional o resultado com equivalência patrimonial agregado de todas as coligadas contabilizadas pelo método de equivalência patrimonial. A entidade tem que divulgar também o valor de qualquer investimento em coligadas contabilizado utilizando equivalência patrimonial.

Fonte: http://ifrsbrasil.com/demonstracoes-contabeis/demonstracoes-contaveis-outros/aplicacao-pratica-da-ifrs-8-informacoes-por-segmentos-parte-ii

Nenhum comentário:

Postar um comentário