* por Anderson Hernandes
Há quinze meses escrevi um artigo intitulado "Haverá profissionais da contabilidade que o mercado necessita?"
e afirmei que em pouco tempo culminaríamos num "apagão de mão de obra
qualificada para o mercado contábil". Hoje o mercado contábil vive essa
realidade e também um novo cenário: A migração de profissionais dos
pequenos escritórios para multinacionais e grandes empresas de
terceirização contábil e fiscal.
O ambiente de um escritório de contabilidade é uma escola para
qualquer profissional contábil. Lá ele adquire multifuncionalidades
profissionais, tem acesso a inúmeras situações práticas e desde cedo tem
contato direto com o cliente. Dentro do mercado de milhares de empresas
contábeis os profissionais migravam de uma empresa contábil para outra,
mas permaneciam nesse mercado. Atualmente surgiu um novo mercado
disputando esses profissionais: as grandes empresas de terceirização
contábil e as indústrias de grande porte. A falta de profissionais
contábeis habilitados no mercado tem levado os escritórios contábeis
perderem talentos para esses novos concorrentes de profissionais.
Pequenos escritórios tem dificuldade de oferecer as mesmas condições
profissionais ofertadas por esses concorrentes que incluem plano de
carreira, melhores salários, benefícios e a possibilidade de ter uma
empresa de renome nacional no currículo. Com isso o escritório de
contabilidade tornou-se um centro de formação do profissional contábil
para o mercado.
O desafiador mercado contábil tem hoje um novo desafio que é como
formar e reter talentos nesse novo cenário de disputa pelos melhores
profissionais. Com base na minha experiência profissional meu conselho
aos empresários contábeis é de não buscar oferecer as mesmas condições
que esse mercado profissional oferece e sim o que ele não oferece, como
por exemplo, proximidade do local de trabalho, melhor qualidade de vida,
participação na tomada de decisões, ambiente familiar e outros
diferenciais sempre atrelados a salário e benefícios compatíveis. Como
última dica pense seriamente transformar seus melhores talentos em
sócios da sua empresa contábil e as suas possibilidades de sucesso serão
bem maiores.
* Anderson Hernandes é palestrante e escritor especializado em Marketing e Marca Profissional autor de 7 livros dentre eles Estratégias de Marketing Contábil e O Poder da Marca Pessoal nos Negócios
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/por-que-os-escritorios-de-contabilidade-estao-perdendo-seus-talentos/66440/
Nenhum comentário:
Postar um comentário